Emergencista do HSC ministra treinamento para Cemai e Samu

Profissionais que atuam na urgência e emergência do Cemai e do Samu, como enfermeiros, médicos, técnicos em enfermagem e condutores, participaram no final de semana de uma capacitação ministrada pelo médico emergencista do Hospital Santa Cruz, Carlos Fernando Drumond Dornelles. O objetivo foi capacitar os profissionais para procedimentos com vítimas e casos suspeitos da Covid-19, de acordo com os protocolos definidos pelo Ministério da Saúde e pela Associação Brasileira de Medicina de Emergência.

Na semana passada, o treinamento foi realizado também com a equipe do Corpo de Bombeiros de Santa Cruz do Sul. Segundo o médico, as informações prestadas à corporação serão formatadas em uma cartilha de orientações que será distribuída a todas as unidades do Corpo de Bombeiros no Estado.

Dornelles é um dos coordenadores da Emergência SUS (PA) do Hospital Santa Cruz. Formado pela Ulbra em 2007, trabalhou como médico do Exército entre 2008 e 2012, atuando na missão de paz no Haiti após o terremoto de 2010. Também atuou no Samu de Santa Maria, entre 2011 e 2013, e foi um dos médicos que coordenaram o resgate das vítimas da tragédia na Boate Kiss, há sete anos. Possui formação na área de Medicina em Emergência pelo Hospital de Pronto-Socorro de Porto Alegre (HPS), com passagem também pelo HPS de Canoas. Atualmente integra a Associação Brasileira de Medicina em Emergência, sendo o representante da região dos vales do Rio Pardo e do Taquari.