HSC é representado em Simpósio Brasileiro de Antimicrobianos

O médico infectologista Marcelo Carneiro e a farmacêutica clínica Rochele Mosmann Menezes, do Hospital Santa Cruz, participaram nos dias 13 e 14 de março do 1º Simpósio Brasileiro de Stewardship de Antimicrobianos, realizado na cidade de Curitiba/PR. O evento foi promovido pela Associação Brasileira de Profissionais em Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar (ABIH), em parceria com a Secretaria do Estado de Saúde do Paraná e a Associação Paranaense de Controle de Infecção Hospitalar.

Devido ao grande impacto em saúde pública humana e a interface com a saúde animal, meio ambiente e economia, o tema “uso racional de antimicrobianos” tem importância global e é reconhecido como área prioritária de ação na Organização das Nações Unidas. Nesse sentido, o evento abordou de forma multidisciplinar as iniciativas e ferramentas que devem ser implantadas e gerenciadas em prol da utilização racional de antimicrobianos, tanto na esfera hospitalar quanto ambulatorial, com o objetivo primordial de impactar efetivamente na redução da resistência microbiana no país.

Em conjunto com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Carneiro apresentou no simpósio os dados preliminares do Programa Stewardship Brasil, estudo este que integra a pesquisa de mestrado da farmacêutica Rochele Mosmann Menezes no Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), do qual Carneiro é professor. O médico infectologista também coordenou o painel Como trabalhar com os determinantes sociais e comportamentais na prescrição de antimicrobianos?

No segundo dia, Carneiro abordou o tema Estratégia de implantação: interface médica dentro do painel referente à neonatologia. Por fim, coordenou a conferência Transição da terapia parenteral para oral: desafios e oportunidades. Carneiro e Rochele também participariam em abril do 30th European Congress of Clinical Microbiology and Infectious Diseases (ECCMID), em Paris, França, onde apresentariam dois resumos. No entanto, o evento foi adiado para 2021 devido à pandemia do Covid-19 (Coronavírus).

Stewardship Brasil
O Hospital Santa Cruz está participando do desenvolvimento do Projeto Stewardship Brasil em parceria com a Anvisa, com a ABIH, com a Unisc e com o Mestrado em Promoção da Saúde da Unisc. A Instituição é representada no projeto por Rochele, Carneiro e também pela enfermeira Eliane Krummenauer. Eles integraram as etapas de elaboração e apoio técnico, onde o objetivo geral é avaliar o panorama nacional dos programas de gerenciamento do uso de antimicrobianos em hospitais brasileiros com unidades de terapia intensiva (UTI) adulto. Em junho de 2019 eles realizaram o curso Stewardship em hospitais: melhorando o gerenciamento dos antimicrobianos por meio da educação e da implementação de intervenções eficazes, ofertado em Brasília (DF) pela Anvisa em parceria com a British Society of Antimicrobial Chemotherapy (BSAC).