Estudantes escrevem cartas de apoio a crianças internadas na Pediatria

Cartas escritas por alunos do 7º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Duque de Caxias, de Santa Cruz do Sul, levaram incentivo e alegria aos pequenos pacientes internados na Pediatria do Hospital Santa Cruz. O projeto Mensagens do Bem, coordenado pela supervisora Mara Lopes e desenvolvido nas aulas de Língua Portuguesa da professora Alessandra Silveira, envolveu a participação de estudantes de três turmas e consistiu em levar frases e expressões positivas e de ânimo com a intenção de elevar a autoestima das crianças.

Conforme a enfermeira da Pediatria Meline Duarte, as cartas foram entregues pela equipe para os pacientes ou familiares, de acordo com a idade da criança. “Eles ficaram mais ativos no momento da entrega, com os envelopes lúdicos, coloridos e com muitos desenhos, feitos com muito capricho”, conta Meline. “Os pais também participaram ativamente da entrega, abrindo junto com os filhos e lendo para eles em situações em que o paciente era muito pequeno ou ainda não sabia ler”.

A enfermeira reforça, ainda, que toda forma de carinho e atenção resulta em melhora do paciente. “Todo suporte é importante e se faz necessário ao paciente pediátrico que já se encontra fora da sua rotina, do seu conforto da residência, e que muitas vezes não entende ainda os motivos de estarem aqui”, explica.

Meline também agradeceu, em nome do Hospital Santa Cruz, o empenho e a dedicação dos alunos na elaboração das cartas. “Os pacientes gostaram, todo o aspecto positivo quando se está internado é sempre bem-vindo”, reforça. “Percebemos o paciente e o familiar felizes, sentindo-se bem com a atenção e o tempo dispensado a eles”, complementa a enfermeira.