Hospital Santa Cruz tem atividade alusiva aos cuidados paliativos

No dia 25 de outubro foi realizada no Hospital Santa Cruz uma atividade interna alusiva ao Dia Mundial dos Cuidados Paliativos, cujo tema deste ano foi Meu cuidado, meu direito. O objetivo foi apresentar para o público interno as discussões atuais e perspectivas futuras do Grupo de Trabalho em Cuidados Paliativos da Instituição.

A palestrante foi a médica residente em Medicina Paliativa no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Aline Noble, que desenvolveu em dois momentos o tema Cuidados Paliativos: Casos e Práticas. A atividade ocorreu no auditório do curso de Medicina localizado junto à unidade acadêmica do Hospital.

A palestra reuniu 93 pessoas, envolvendo profissionais de saúde do HSC, residentes médicos e multiprofissionais, estagiários, estudantes de diferentes áreas em prática no serviço de saúde, bem como representantes de outras instituições da cidade e região interessados na temática. A iniciativa foi um importante espaço para ampliar o conhecimento acerca dos princípios dos cuidados paliativos, possibilidades de cuidado e desafios da comunicação de más notícias, entre outros assuntos que permeiam a abordagem preconizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O assunto consiste nos cuidados destinados a toda pessoa afetada por uma doença que ameace a vida, seja aguda ou crônica. Os cuidados paliativos são tomados a partir do diagnóstico de uma enfermidade até a fase terminal, visando a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares.