Emenda beneficia UTI Neonatal e Pediátrica do Hospital Santa Cruz

O Hospital Santa Cruz recebeu, no dia 20 de setembro, a visita do deputado federal Carlos Gomes (PRB). O objetivo do encontro foi apresentar ao parlamentar a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e Pediátrica da Instituição, beneficiada com a Emenda para Aquisição de Equipamento / 2017, de autoria do deputado, no valor de R$ 250 mil. Com os recursos foram adquiridos cinco incubadoras neonatais e três ventiladores pulmonares.

A UTI Neonatal e Pediátrica do HSC é referência para toda a região, uma vez que é o único hospital no Vale do Rio Pardo que conta com unidade de terapia intensiva para crianças. Atualmente dispõe de oito leitos neonatais, ocupados pelos bebês recém-nascidos, e dois leitos pediátricos, ocupado por crianças de 0 a 12 anos de idade.

No ano de 2018 foram atendidos 124 bebês recém-nascidos e 54 crianças, com uma taxa de ocupação de 85% dos leitos. Dos pacientes atendidos na unidade ao longo do ano, 80% apresentaram doenças respiratórias, justificando a necessidade do uso dos ventiladores pulmonares. Já as incubadoras neonatais são equipamentos que proporcionam aos recém-nascidos um ambiente termoneutro, controlado pelos fatores de fluxo de ar interior, umidade e temperatura.

O diretor geral do Hospital, Vilmar Thomé, agradeceu ao deputado pelo apoio destinado à casa de saúde. “Os equipamentos adquiridos contribuem para que o atendimento prestado aos pacientes seja de qualidade, reduzindo possíveis chances de mortalidade, aumentando as perspectivas de recuperação, qualidade de vida e bem-estar”, explicou.