Hospital Santa Cruz realiza cirurgia cardiovascular inédita na região

A equipe formada pelos cirurgiões cardiovasculares do Hospital Santa Cruz realizou, no dia 10 de outubro, um procedimento percutâneo de fechamento de comunicação interatrial em um paciente adulto. Este tipo de cirurgia é inédita na região e foi capitaneada pelo cirurgião Francisco Coelho Lamachia, em conjunto com o também cirurgião Leonardo Dorneles de Souza e com a equipe de Hemodinâmica do Hospital, composta pelos cardiologistas Abdalla Hamid e Nelson Thomas Júnior.

Segundo Lamachia, o tratamento de doenças estruturais do coração sem a necessidade de incisões está em constante crescimento na cardiologia moderna. “Outros procedimentos minimamente invasivos, com pequenas incisões na pele, estão tomando corpo no Hospital Santa Cruz”, acrescenta. O procedimento contou ainda com a participação do cirurgião cardiovascular Renato Pope (na foto, à esquerda), de Joinville, como convidado. A cirurgia foi realizada com sucesso e, 36 horas após, o paciente teve alta para casa.

Desde 2014 o HSC é habilitado como centro de referência em alta complexidade cardiovascular, apto a realizar procedimentos considerados de grande porte, como cirurgias de revascularização do miocárdio (ponte de safena), cirurgias valvulares (válvulas do coração), cirurgias de aorta, cirurgias associadas, tumores cardíacos e cirurgias congênitas, tanto pelo Sistema Único de Saúde (SUS) como pelos demais convênios.