HSC promove atividades alusivas ao Dia de Doação de Órgãos

Para comemorar o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, que ocorre nesta sexta-feira dia 27 de setembro, a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott) do Hospital Santa Cruz realizará uma blitz de conscientização da campanha com a entrega de material informativo em frente ao Hospital, no centro e na praça Getúlio Vargas. Também haverá uma palestra abordando a situação atual de doação e transplantes no Rio Grande do Sul, mediada pela Liga de Transplantes do Hospital Dom Vicente Scherer.

A blitz ocorrerá às 10h e às 15h e, a palestra, às 9h e às 14h, na sala de reuniões da casa de saúde. O objetivo desta data é conscientizar a população em geral sobre a importância da doação de órgãos e tecidos, com o intuito de ajudar milhares de pessoas que aguardam por um transplante em lista de espera.

A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante do HSC gerencia todo o processo de doação e captação de órgãos e tecidos na Instituição, sendo responsável por viabilizar o diagnóstico de morte encefálica, conforme Resolução do Conselho Federal de Medicina, realizar a abordagem e prestar esclarecimentos aos familiares sobre o potencial doador. A captação dos órgãos – exceto as córneas, após aceitação da família, é realizada por uma equipe especializada da Central de Transplantes do Estado.

Criada há 17 anos, a comissão é formada por uma equipe multidisciplinar que desenvolve ações educativas e de conscientização sobre o funcionamento do programa e a importância do gesto de doar. O objetivo é estimular as famílias a conversarem abertamente sobre o assunto, bem como a quebra de mitos e tabus referentes à doação de órgãos e tecidos.