HSC promove capacitação alusiva ao Setembro Amarelo

O Grupo de Trabalho em Tentativa de Suicídio e Situações de Violência do Hospital Santa Cruz, em parceria com o Grupo de Trabalho em Humanização (GTH) da Instituição, irá promover nos dias 5 e 6 de setembro a capacitação Sinan: a importância e os desafios do seu preenchimento. A atividade é alusiva ao Setembro Amarelo, mês dedicado a campanhas de valorização da vida e prevenção ao suicídio.

O público-alvo da capacitação são profissionais da Instituição e alunos dos cursos da área da saúde que exercem atividades no Hospital. Por isso serão oferecidas quatro opções de horários: às 9h e 10h30min do dia 5, quinta-feira, e às 14h e 15h30min do dia 6, sexta-feira, na sala de reuniões da casa de saúde. São 20 vagas por turma.

A notificação do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) é compulsória em casos de suspeita ou confirmação de violência doméstica/intrafamiliar, sexual, autoprovocada, entre outras situações que serão temas de discussão na capacitação. Sua utilização efetiva permite a realização do diagnóstico dinâmico da ocorrência de um evento na população, podendo fornecer subsídios para explicações causais dos agravos de notificação compulsória, além de vir a indicar riscos aos quais as pessoas estão sujeitas, contribuindo assim, para a identificação da realidade epidemiológica de determinada área geográfica.

O seu uso sistemático, de forma descentralizada, contribui para a democratização da informação, permitindo que todos os profissionais de saúde tenham acesso à informação e as tornem disponíveis para a comunidade. É, portanto, um instrumento relevante para auxiliar o planejamento da saúde, definir prioridades de intervenção, além de permitir que seja avaliado o impacto das intervenções.