Residentes multiprofissionais participam de encontro em Lajeado

As residentes profissionais de Educação Física do Programa de Residência Multiprofissional do Hospital Santa Cruz participaram, no dia 12 de julho, do Encontro Gaúcho de Residentes em Saúde, em Lajeado/RS. O evento foi organizado pela Universidade do Vale do Taquari (Univates), que sediou o encontro, em parceria com o Hospital Bruno Born.

As residentes Cláudia Daniela Barbian e Priscila Tatiana da Silva apresentaram os trabalhos científicos intitulados Atuação do Profissional de Educação Física na Residência Multiprofissional em Saúde em um hospital geral no Sul do país e Ginástica laboral em um hospital de ensino: relato de residentes Profissionais de Educação Física. Elas tiveram como preceptora a educadora física do HSC, Ana Carolina Franceschette, e como tutora a professora do curso de Educação Física da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Miriam Beatris Reckziegel.

Na oportunidade foi debatido o atual cenário das residências em saúde, bem como a exposição de trabalhos científicos e rodas de conversa. As atividades abrangeram temas da conjuntura nacional e estadual que permeiam as residências em saúde, refletindo sobre os avanços e desafios, em defesa dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento também oportunizou a integração e a troca de experiências entre residentes de diferentes regiões do estado.

A coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional do HSC, professora Dulciane Paiva, ressalta que os residentes recebem liberação das atividades no HSC para que possam se manter atualizados por meio da participação em eventos regionais, estaduais, nacionais e internacionais e para que possam divulgar suas produções científicas e projetar o HSC e a Unisc no cenário das produções científicas na área da saúde.