Hospital Santa Cruz participa de processo de Acreditação da ONA

O Hospital Santa Cruz está participando, desde 2018, do processo de Acreditação Hospitalar junto à Organização Nacional de Acreditação (ONA), entidade não-governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente. Para isso o HSC vem promovendo uma série de ações com o objetivo de aprimorar ainda mais os recursos humanos existentes, uniformizar os processos e qualificar as estratégias de gestão.

Por meio da acreditação, a instituição de saúde garante confiabilidade diante da sociedade, atesta a eficiência das suas estratégias de gerência e produz parâmetros seguros de melhoria contínua. O objetivo é promover um processo constante de avaliação e aprimoramento nos serviços de saúde e, dessa forma, melhorar a qualidade da assistência no País.

Para ser acreditada, a instituição deve atender a um rigoroso conjunto de normas e legislações do setor de saúde. A metodologia é reconhecida pela ISQua (International Society for Quality in Health Care), associação parceira da Organização Mundial de Saúde que conta com representantes de instituições acadêmicas e organizações de saúde de mais de 100 países.

No HSC, estão sendo implantadas medidas que visam uma nova cultura organizacional de forma padronizada e organizada, tendo como foco as necessidades do paciente e uma assistência com excelência. Para isso foi criada a Assessoria da Qualidade, vinculada à Direção Geral, com o objetivo de desenvolver, em conjunto com as áreas, os processos de melhorias em busca da Acreditação. A primeira avaliação interna deve ocorrer ainda este ano.

Ao final do processo, uma instituição pode atingir três níveis possíveis de acreditação, que dependem do grau de maturidade da cultura de segurança do paciente em que se encontram. Para o nível 1 (Acreditado), a instituição deve atender aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais. Para atingir o nível 2 (Acreditado Pleno), além dos critérios de segurança deve-se apresentar gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades. Ambos têm validade de dois anos.

Já o princípio do nível 3 (Acreditado com Excelência) é a excelência em gestão. Nesse caso o estabelecimento de saúde precisa atender aos níveis 1 e 2, além de demonstrar uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional. O certificado de excelência é válido por três anos.