HSC e Unisc promovem eventos sobre infecção, epidemiologia e segurança do paciente

O Hospital Santa Cruz promoveu, nos dias 15 e 16 de abril, a 5ª Jornada de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar do HSC, o 1º Seminário do Grupo de Tecnologia, Ensino e Segurança do Paciente Unisc/HSC (GTESP) e a 2ª Campanha do Abril pela Segurança do Paciente. As atividades foram realizadas na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e no auditório da unidade acadêmica do Hospital.

O tema do primeiro dia foi A aventura da higienização das mãos na assistência à saúde, no auditório do Memorial Unisc, bloco 46 do campus de Santa Cruz do Sul. Após a abertura teve a mesa redonda A aventura da higienização das mãos: experiências e como melhorar a adesão, coordenada pelo médico infectologista Marcelo Carneiro, que é professor do curso de Medicina e do mestrado e doutorado em Promoção da Saúde da Unisc, coordenador da Comissão de Controle de Infecção e Epidemiologia do HSC e membro do Grupo de Tecnologia Ensino e Segurança do Paciente Unisc/HSC (GTESP).

Marcelo também mediou o painel Higiene de mãos: artigos em destaque, com os debatedores Adália Pinheiro Enfermeira, subcoordenadora do Núcleo Interno de Gerenciamento de Risco e Segurança do Paciente do HSC; Bárbara Spall, Eduarda Stopiglia Roth e Eduardo Signor Basso, acadêmicos de Medicina da Unisc; Eliane Krummenauer, enfermeira da Comissão de Controle de Infecção do HSC, integrante do GTESP Unisc/HSC e mestranda em Promoção da Saúde; Emanoel Severo, enfermeiro da Comissão de Controle de Infecção do Hospital Santa Cruz de Curitiba/PR; Janine Koepp, professora da Unisc e membro da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente e do GTESP Unisc/HSC; e Rochele Mosmann Menezes, farmacêutica da Comissão de Controle de Infecção do HSC, integrante do GTESP Unisc/HSC e mestranda em Promoção da Saúde na Unisc.

À noite o enfermeiro Emanoel Severo abordou a campanha Eu me comprometo a lavar as minhas mãos, que se repetiu também para os funcionários do HSC no dia 16, no auditório da área acadêmica localizado junto ao Hospital. Os eventos contaram com as parcerias da Comissão de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar do HSC, do Grupo de Tecnologia Ensino e Segurança do Paciente Unisc/HSC, do Núcleo Interno de Gerenciamento de Risco e Segurança do Paciente, dos cursos de Medicina, Farmácia e Enfermagem da Unisc e do curso de Mestrado e Doutorado em Promoção da Saúde da Universidade.