Processo de Enfermagem é implantado no Hospital Santa Cruz

Após uma série de encontros de estudos, reuniões e capacitações, o Grupo de Enfermagem do Hospital Santa Cruz passou a contar, desde setembro, com a implantação integral do Processo de Enfermagem (PE), que é uma das ferramentas da efetivação da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE). Nesta primeira fase do cronograma as alas São Francisco, Santo Antônio e Santa Clara, juntamente com a UTI Adulto, foram as pioneiras nesse processo.

O PE é uma ferramenta metodológica utilizada para tornar a assistência de enfermagem sistemática, organizada em fases, com o objetivo de orientar o cuidado profissional de enfermagem e promover a qualidade na assistência prestada. Segundo a Resolução COFEN 358/2009, se organiza em cinco etapas: Coleta de dados de enfermagem (histórico de enfermagem e exame físico); Diagnóstico de enfermagem; Planejamento de enfermagem (prescrição de enfermagem); Implementação (cumprimento da prescrição de enfermagem) e Avaliação de enfermagem.

A SAE e o PE são utilizados pelo serviço há alguns anos, sistematizando e formalizando a atuação e a importância do enfermeiro na assistência direta à beira do leito. É operacionalizado por meio das escalas de trabalho, fluxos, procedimentos operacionais padrão e a realização de algumas etapas do processo.

Conforme os profissionais do Grupo de Enfermagem do HSC, o PE fundamenta-se na teoria das necessidades humanas básicas, de autoria da enfermeira Wanda de Aguiar Horta, e tem como base o pensamento científico do enfermeiro, sendo meio para a aplicabilidade dos conhecimentos técnicos e humanos na assistência ao paciente. “Também caracteriza a prática profissional, auxiliando na determinação de prioridades para a tomada de decisões”, acrescentam. “Todo integrante da equipe de enfermagem é essencial na prestação de uma assistência com qualidade, livre de danos, garantindo a segurança do paciente”, definem.

A implantação teve o apoio do Grupo de Estudos da SAE (GTSAE) e do Setor de Desenvolvimento Organizacional (DO), pois todo o processo é informatizado via sistema MV/PEP. A próxima etapa do cronograma contemplará a área materno-infantil.