Hospital Santa Cruz lança Programa InterAgir

O Hospital Santa Cruz lançou em setembro o Programa InterAgir, voltado para o público interno da Instituição. A iniciativa tem como objetivo possibilitar espaços de comunicação interna quanto a diferentes fluxos e processos, especialmente aqueles referentes às políticas de recursos humanos, saúde e segurança dos trabalhadores. O programa foi apresentado aos funcionários na 39ª edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (Sipat), realizada de 10 a 14 de setembro.

Com o intuito de garantir isonomia, transparência e diálogo, o programa contará com duas ferramentas principais. O Formulário InterAgir ficará disponível para todos os funcionários, servindo como instrumento de comunicação direta e, se necessário, anônima. A disponibilização dos formulários ocorreu de forma física na Sipat, na entrada dos funcionários, e está disponível da intranet da Instituição.

A outra ferramenta são as rodas de conversa, espaços de diálogo oferecidos em todos os turnos de trabalho com representantes das três áreas do setor de Recursos Humanos, que são o Desenvolvimento Humano, Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e Administração de Pessoas. O objetivo é fortalecer a comunicação interna, especialmente entre equipes de recursos humanos e funcionários, possibilitando sanar as dúvidas mais frequentes. Já foram realizadas rodas de conversa nos dias 24 e 28 de setembro e 2 e 3 de outubro.

Para a coordenadora de Recursos Humanos do HSC, Fernanda Haas, o programa InterAgir vem ao encontro das necessidades dos trabalhadores da Instituição. “Ele cumpre com o principal objetivo do setor de RH, que é trabalhar para atender, de forma conjunta, às necessidades das pessoas que atuam no Hospital, promovendo a comunicação de forma clara, aberta e transparente”, explica.

Os formulários do programa de comunicação interna InterAgir ficarão disponíveis impressos próximo ao setor de Recursos Humanos ou na intranet, nos formulários Segurança / Formulário InterAgir. Os mesmos poderão ser entregues pessoalmente ao SESMT ou depositados em urnas anônimas localizadas próximas aos pontos eletrônicos. Semanalmente as demandas serão analisadas e encaminhadas aos setores responsáveis. O retorno deverá ocorrer no prazo de uma semana a contar da data de envio. Caso o formulário tenha identificação, o retorno também será encaminhado para o solicitante.