Hospital Santa Cruz sedia curso e eventos nas áreas de cirurgia e trauma

A Sociedade Brasileira de AtendiIMG_1474mento Integrado ao Traumatizado (Sbait) e a Sociedade Panamericana de Trauma, com o apoio das ligas do Trauma e de Coloproctologia e Cirurgia Digestiva do curso de Medicina da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), realizaram no dia 15 de setembro o curso de Ultrassom em Emergência e Trauma. A atividade ocorreu no auditório da unidade acadêmica do Hospital Santa Cruz e, entre os assuntos abordados, estão aspectos básicos e transdutores, FAST, ultrassom vascular, aspectos técnicos do ultrassom, ultrassom de pulmão e outros usos do ultrassom, além de avaliação hemodinâmica, acesso central e discussão de casos.

Antes, no dia 14, o HSC sediou o 1º Encontro das Ligas de Cirurgia do Rio Grande do Sul, o 2º Evento Colégio Brasileiro de Cirurgiões, o 3º Simpósio de Emergência Médica e o 4º Simpósio de Cirurgia Digestiva, também no auditório da unidade acadêmica. As atividades foram promovidas pelas ligas acadêmicas do curso de Medicina da Unisc e pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC).

Na parte da tarde, a programação contou com palestras sobre hérnias abdominais, carcinoma hepatocelular e traumas abdominais contuso e penetrante. À noite ocorreu a posse dos novos membros do CBC, seguida da discussão de casos clínicos.