ARTIGO: Salve Vidas, higienize suas mãos!

O dia 5 de maio é o dia mundial de hiIMG_0454giene das mãos! A higiene das mãos é a principal ação para reduzir a transmissão de infecções e microrganismos resistentes, consistindo em uma das medidas essenciais para a prevenção e controle das infecções relacionadas à assistência à saúde. Todos os anos esta data é lembrada no mundo todo. O Brasil faz parte da Aliança Mundial para a Segurança do Paciente, criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2004. O objetivo desta aliança é adotar medidas de melhoria no atendimento ao paciente e aumentar a qualidade dos serviços de saúde.

Da mesma forma, a RDC/ANVISA nº 36/2013 institui ações para a segurança do paciente em serviços de saúde e uma das metas é evitar infecções hospitalares, promovendo uma correta higiene das mãos pelos profissionais.

Em 2018, o tema da campanha mundial é Salve Vidas: Higienize Suas Mãos, estimulado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e apoiado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que tem como tema nacional Está em suas mãos prevenir a SEPSE na assistência à saúde. Sabe-se que a sepse (infecção generalizada) relacionada à assistência afeta mais de 30 milhões de pacientes, anualmente, em todo o mundo, demandando ações imperativas de prevenção nos serviços de saúde.

O Hospital Santa Cruz, engajado nesta proposta, lançou esta semana sua campanha interna de higienização das mãos, envolvendo equipes assistenciais, pacientes e colaboradores. As ações de conscientização serão desenvolvidas no decorrer deste mês.

Participe ativamente da campanha e ajude a prevenir infecções em serviços de saúde por meio da prática da higiene das mãos e aprimoramento das ações de prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde em sua instituição.

Nossas mãos levam saúde!

Comissão de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar (CCIH/NHE) e Núcleo Interno de Gerenciamento de Risco e Segurança do Paciente (NIGERSP) – Hospital Santa Cruz