Abril pela Segurança do Paciente encerra com palestra no HSC

Na manhã de quarta-feira,IMG_0381 2 de maio, o Núcleo Interno de Gerenciamento de Risco e Segurança do Paciente (Nigersp) realizou, nas dependências do Hospital Santa Cruz, uma ação voltada a funcionários, residentes, professores e alunos da Instituição. A atividade integrou as ações da campanha Abril pela Segurança do Paciente: cada um fazendo a sua parte, todos ficam mais seguros.

Com palestra ministrada pela enfermeira e professora Janete de Souza Urbanetto, da PUC/RS, o evento abordou a Avaliação do Risco de Quedas, evidenciando a Morse Fall Scale. Esta escala é uma das formas com a qual os profissionais da área da saúde podem avaliar previamente o risco de queda dos pacientes. O estudo foi traduzido da língua inglesa com adaptação transcultural para língua portuguesa por um grupo de pesquisadores do qual a professora faz parte.

Janete também é membro da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (Rebraensp) e membro fundador da Rebraensp – Polo RS. Ela destacou o intuito da palestra como uma motivação para que sejam utilizadas as escalas junto aos pacientes internados nos hospitais e reforçou a importância do trabalho multidisciplinar.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o conceito de Segurança do Paciente diz respeito à redução dos riscos associados à assistência em saúde até um mínimo aceitável. No HSC, o Nigersp atua desde 2010 na busca da qualificação constante da assistência prestada aos usuários por meio da manutenção da segurança dos pacientes e dos serviços disponibilizados pela Instituição. Segundo a enfermeira integrante do núcleo, Adália Pinheiro, existe um conjunto de metas estabelecidas pela OMS e protocolos a serem seguidos em prol da segurança do paciente.

O Abril pela Segurança do Paciente é uma campanha com abrangência nacional. No Hospital Santa Cruz contou com a divulgação interna das ações realizadas pelo Nigersp, além da palestra realizada no dia 2 de maio.