Projeto estimula a interação entre cães e pacientes da Pediatria

Em parceria com o CoraIMG_9688po de Bombeiros de Santa Cruz do Sul, o Hospital Santa Cruz iniciou, no dia 7 de março, um projeto que estimula a interação entre cães e pacientes internados na ala pediátrica da Instituição. Conhecida como cinoterapia, a prática tem como objetivo proporcionar um tratamento alternativo e acalmar as crianças, além de dar ao ambiente do hospital um clima familiar. A atividade também beneficia a equipe de funcionários, que tem uma quebra na rotina e vivencia um momento diferente.

A cadela Lana, de três anos e da raça Pastor Alemão, foi a primeira a realizar a visita. De acordo com seu adestrador, soldado Felipe Limberger, ela passou por um ano e meio de treinamento antes de ser considera apta para a aplicação da cinoterapia. Além disso, Lana passa por higienização antes e depois das visitas ao hospital, para garantir que não ocorra nenhum tipo de contaminação do animal ou dos pacientes.

Segundo o enfermeiro Anderson Moraes, coordenador do projeto no Hospital, as visitas ocorrem inicialmente a cada 15 dias e contemplam apenas as crianças, mas a ideia é expandir para outros setores ao longo do tempo. A metodologia também deve mudar, permitindo que os pacientes caminhem com os cachorros pelos corredores e pelo pátio do Hospital.

Ver video

Janaína Rufino, 39, mãe da pequena Ana Valentina, de apenas dois anos, ficou encantada com a iniciativa. “Estava saindo para buscar um lanche e acabei ficando só para a Ana poder ver a cadela”, conta. Ela acredita que a prática é positiva, pois traz alegria e relaxamento às crianças.