Residências Multiprofissional e Médica do HSC iniciam atividades

Um seminário de integraIMG_9637ção realizado nos dias 1º e 2 de março deu início às atividades das novas turmas do Programa de Residência Médica e do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Santa Cruz. A abertura contou com a fala do diretor administrativo da Instituição, Egardo Kuentzer, e com a apresentação da diretora de ensino, pesquisa e extensão da casa de saúde, professora Giana Sebastiany. Também estava presente na abertura o coordenador do Programa de Residência Médica, Leandro Luis Assmann.

Logo após a abertura, o subcoordenador do Programa de Residência Médica, Marcelo Carneiro, apresentou a Comissão de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar (CCIH) do Hospital. Em seguida, Marciane Mueller explicou as rotinas do setor de Desenvolvimento Organizacional e a assessora jurídica Annie Carniel falou sobre aspectos legais na Instituição. No final da manhã, a enfermeira Caroline Martins apresentou os setores da casa de saúde e os responsáveis.

Na parte da tarde, a enfermeira Ana Elizabeth Kautzmann e o engenheiro ambiental Fabrício Weiss falaram sobre o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), enquanto o enfermeiro Anderson Barreto de Moraes abordou sobre os fluxos e rotinas do Hospital. Após, informações sobre recursos humanos foram repassadas pela coordenadora Fernanda Haas, encerrando a tarde com uma reunião com tutores, preceptores e residentes.

A rede básica e a apresentação de seus respectivos preceptores foi o tema das atividades da manhã de sexta-feira, dia 2. Os residentes voltaram a se reunir na parte da tarde para conhecerem as rotinas dos setores de auditoria e faturamento. Por fim, a enfermeira Gilciane Bolzan falou sobre o Núcleo Interno de Gerenciamento de Risco do Paciente (Nigersp) e a farmacêutica Rochele Menezes sobre o setor de Farmácia do Hospital Santa Cruz.