Índice de satisfação no Hospital Santa Cruz é de 98% em 2017

O índice de satisfação global nos atendimentos realizados pelo Hospital Santa Cruz no ano de 2017 foi de 97,83% de aprovação, tanto para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) como para pacientes particulares e de outros convênios. Os dados foram divulgados pelo setor de Ouvidoria da Instituição e serão publicados no Relatório de Responsabilidade Social e Balanço Social 2017 da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz (Apesc), mantenedora da casa de saúde.

A Ouvidoria do HSC promove pesquisas mensais de satisfação junto aos pacientes internados com o intuito de avaliar os serviços prestados e a estrutura física oferecida. Em 2017 foram aplicadas 1.829 pesquisas. O setor é um canal de comunicação dos pacientes, familiares, funcionários e comunidade em geral com a Instituição.

Os próprios usuários do Hospital e comunidade em geral podem procurar pela Ouvidoria para manifestar suas opiniões sobre o atendimento, as instalações e os serviços oferecidos. O setor pode ser utilizado para elogiar os aspectos positivos, sugerir alternativas que possam melhorar o funcionamento do hospital, consultar quando houver qualquer dúvida sobre o que fazer, como fazer, a quem procurar e como proceder em qualquer situação dentro do HSC e reclamar de qualquer aspecto que seja considerado pelo usuário como insatisfatório.

No ano de 2017 foram registrados 1.839 atendimentos no setor, nas urnas disponibilizadas nos corredores do Hospital ou via telefone, site e e-mail. Deste total, 814 manifestações foram de elogio ou agradecimento, 602 foram de reclamações e 293 de sugestões, além de 44 solicitações, 39 pedidos de informações ou orientações, entre outros.

Conforme a direção do HSC, o alto índice de satisfação dos usuários é resultado dos investimentos constantes que vêm sendo feitos em infraestrutura, equipamentos e capacitação dos profissionais desde que a Instituição foi adquirida pela Apesc, em 2003. “Temos uma grande preocupação que é estar sempre capacitando as equipes com o objetivo de qualificar cada vez mais o acolhimento, o bom atendimento e a resolutividade”, destaca o diretor administrativo do Hospital, Egardo Kuentzer.