Projeto MultiAlegria do HSC encerra o ano com ação de Natal

No dia 22 de dezembro foi realizIMG-20170715-WA0009ada no Hospital Santa Cruz a última atividade de 2017 do Projeto MultiAlegria, com o tema especial de Natal. A ação de humanização, que ocorre semanalmente junto a pacientes e acompanhantes da Pediatria, é organizada e executada por profissionais do Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde (PRMS) da Instituição, com o apoio do grupo de atividades lúdicas Doutores Só Riso.

Ao todo foram 16 encontros desde maio, quando o projeto foi reativado. As visitas ocorrem geralmente nas quintas-feiras, das 13h às 14h30min. Na ação, os residentes vestem-se de palhaços para encantar e alegrar os jovens pacientes, criando um ambiente harmonioso por meio da música e do teatro. O grupo também participou de atividades externas em feiras de saúde e serviços da rede municipal de saúde.

“Foram momentos emocionantes e de grande importância para os pacientes e equipes de saúde, transmitindo informações sobre higiene do corpo, higiene oral, cuidados com medicamentos e relação interpessoal, sempre com muita alegria, de forma lúdica e divertida”, relatou o residente de assistência social Carlos Stavizki Júnior. Segundo ele, os integrantes do projeto organizaram e executaram as ações com o intuito de praticar a humanização no espaço hospitalar, melhorando a interação entre pacientes e profissionais, além de tranquilizar as crianças e adolescentes durante a internação.

A coordenadora do PRMS e da Comissão de Residência Multiprofissional do Hospital, professora Dulciane Paiva, explica que a implantação do Programa de Residência Multiprofissional na Instituição, em 2014, possibilitou o desenvolvimento de diversos projetos e ações que qualificam ainda mais a já tradicional qualidade empregada pelas ações do HSC junto a comunidade. “A atuação dos residentes nessa importante ação social se estende a outros usuários e âmbitos e se trata de uma singela e dedicada homenagem àqueles que nos inspiram para a prestação de um atendimento humanizado e de qualidade: os nossos pacientes”, salienta a professora.