Elaboração do PDI 2018 chega na etapa final

Após o cumprimento de várias etapas de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o período de 2018-2022, o documento que norteará as ações do Hospital Santa Cruz pelo próximo quinquênio será apresentado ao Conselho de Administração da casa de saúde no dia 13 de dezembro. O processo teve início em maio com a elaboração e aplicação de um questionário, por amostragem, a 120 representantes dos mais variados setores do Hospital, incluindo direção, médicos e equipes de enfermagem, administrativa, de ensino e de apoio.

Na segunda etapa do processo foi disponibilizado um questionário online a todos os funcionários e membros do corpo clínico da Instituição, sendo registrada a participação de 568 pessoas. A partir dos resultados obtidos e de reuniões realizadas com os gestores e a diretoria, foi possível identificar as maiores e menores aderências aos conceitos, ajustando-se então a missão, a visão, os princípios, as perspectivas e os objetivos estratégicos para os próximos cinco anos.

Os projetos para o ano de 2018 já foram elaborados pelas áreas de acordo com o novo mapa estratégico do Hospital, totalizando 72 iniciativas, e serão apresentados ao Conselho de Administração em conjunto com o PDI. Para a gerente de controladoria do HSC, Eliane Hagemann Cauduro, a formação de uma equipe de trabalho para conduzir o processo de elaboração do PDI junto às áreas foi de fundamental importância, pois qualificou e enriqueceu a construção das propostas. Ela explica que, apesar de ser um instrumento vigente para os próximos cinco anos, o PDI passará por avaliações anuais e sofrerá ajustes sempre que necessário.

“O PDI é, desde 2004, um instrumento de referência para a gestão, visto que norteia as ações do Hospital em períodos específicos de tempo”, acrescenta Eliane. “Por ter sido construído com a participação direta dos membros do corpo clínico e dos funcionários, independente do cargo ou do nível hierárquico que ocupam, é um processo legítimo e democrático, o que certamente contribui para o engajamento das pessoas e o cumprimento da missão do Hospital, que é proporcionar cuidado humanizado e de excelência em saúde, com foco na vida e no acolhimento com qualidade, na construção de conhecimento e na sustentabilidade”, define.

 

O Mapa Estratégico do HSC para 2018-2022

Propósito: Cuidar das pessoas com excelência técnica e ética.
Missão: Proporcionar cuidado humanizado e de excelência em saúde, com foco na vida e no acolhimento com qualidade, na construção do conhecimento e na sustentabilidade.
Visão: Ser hospital referência regional, comprometido com qualidade, sustentabilidade, ensino, desenvolvimento científico e inserção comunitária.
Temas Estratégicos: Segurança do Paciente – Educação Permanente – Inovação – Sustentabilidade.

Equipe de trabalho: Eliane Hagemann Cauduro (gerente de controladoria), Fernanda Haas (coordenadora de recursos humanos), Fernanda Ribeiro Gallisa (diretora de enfermagem), Giana Diesel Sebastiany (diretora de ensino, pesquisa e extensão), Melissa Teresa Kanitz (coordenadora do setor de contabilidade) e Neijan Ercolani Konzen (gerente de hotelaria e serviços).