HSC recebe equipamentos adquiridos por meio de emendas parlamentares

O bloco cirúrgico do Hospital Santa Cruz recebeu estIMG_9306e mês dois importantes equipamentos adquiridos por meio de emendas parlamentares para a realização de procedimentos cirúrgicos. A torre de vídeo e o kit de instrumentais para cirurgias pelo sistema de videolaparoscopia foram obtidos por meio de emenda parlamentar de R$ 250 mil da senadora Ana Amélia Lemos (PP), enquanto que o intensificador de imagem é proveniente de emenda parlamentar do deputado federal Sérgio Moraes (PTB), IMG_9303no valor de R$ 249 mil.

A nova torre de vídeo possui micro-câmera digital Full HD, com conexão compatível com óticas de diferentes fabricantes e sistema de melhoria do contraste das imagens. A homogeneização da iluminação e a modificação do espectro de vermelho possibilitam a visualização de vascularizações mais profunda, com módulo de captura de imagem com duas portas USB que transferem fotos e vídeos com resolução Full HD a sistemas de armazenamento externo (pendrives ou HDs externos). O armário, adequado para o armazenamento e movimentação dos equipamentos, tem capacidade de armazenar o cilindro de CO2 e possui porta frontal e traseira, rodízios emborrachados e freios.

Já o intensificador de imagem, de nove polegadas, temIMG_9304 dois monitores de no mínimo 18 polegadas LCD, de alta resolução, permitindo fazer fluoroscopia e radiografia para aplicações em procedimentos cirúrgicos gerais, como ortopedia, trauma, urologia, ginecologia, neurologia (coluna), endoscopia e vascular periférico. A câmera de imagens de estado sólido, tipo CCD (Charge Coupled Device), com alta relação sinal/ruído, possibilita a obtenção de imagens com alta qualidade de definição e resolução. O aparelho também tem gerador de RX de alta frequência e gravador de CD/DVD e saída USB integrados ao sistema.

Conforme a diretora de enfermagem da Instituição, enfermeira Fernanda Ribeiro Gallisa, o Hospital conta agora com três torres de video para cirurgias em geral, como bariátrica, colecistectomia, apendicectomia, entre outras, e três intensificadores de imagem. “Os novos equipamentos incrementam ainda mais qualidade e segurança na técnica cirúrgica e na segurança do próprio paciente durante o procedimento”, avalia.