Diretor geral do HSC tem audiência com ministro da saúde

Em audiência agendada pelo deputado federal Sérgio Moraes (PTB/RS), o diretor geral do Hospital Santa Cruz, Vilmar Thomé, foi recebido no dia 31 de outubro, em Brasília, pelo ministro da saúde Ricardo Barros. No encontro, Thomé solicitou apoio aos pleitos que tramitam junto ao Ministério da Saúde, em especial ao de recomposição do teto da alta complexidade cardiovascular e ao de ampliação e reestruturação da Central de Materiais Esterilizados (CME) da Instituição.

O processo de recomposição do teto da cardiovascular segue aguardando a destinação de recursos. Conforme contato do Ministério da Saúde, falta a definição de orçamento para publicação de Portaria, em função do impacto financeiro que seria de R$157.892,91/mês.

Já o projeto de reestruturação e ampliação da CME visa qualificar e atender a atual demanda de esterilização de materiais de uso cirúrgico do Hospital Santa Cruz, que gira em torno de um milhão de itens ao ano. Além disso, o recurso será destinado também a reformas e à automatização dos processos, qualificando ainda mais a assistência e garantindo a manutenção dos procedimentos médico-hospitalares com eficiência e segurança.

“O Hospital Santa Cruz tem passado por uma grande transformação, aumentando a sua capacidade técnica e de procedimentos complexos exigindo a reestruturação e ampliação das diferentes áreas”, justificou Thomé. “O volume de esterilizações da CME, por exemplo, aumentou cerca de 35% nos últimos anos”, destacou.

Atualmente o Centro Cirúrgico do HSC, unidade que mais se utiliza da CME, realiza em média 600 procedimentos cirúrgicos ao mês, em sete salas. A Instituição é referência para atendimentos de urgência e emergência e em gestantes de alto risco, centro de referência cardiovascular e unidade de alta complexidade em traumato-ortopedia para os municípios da 13ª e 8ª coordenadorias regionais de saúde, além de outras áreas clínicas.