Hospital Santa Cruz participa de encontro da Rede Cegonha

O Hospital Santa Cruz foi repIMG-20171019-WA0018resentado no 2º Encontro Regional da Rede Cegonha e 20ª Edição do Fórum Perinatal/RS, realizados simultaneamente no dia 18 de outubro, na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires. O evento foi realizado pela 13ª Coordenadoria Regional de Saúde e pelo Fórum Perinatal do Rio Grande do Sul, em parceria com o Hospital São Sebastião Mártir e integrantes do grupo condutor regional da Rede Cegonha.

A programação contou com a apresentação do panorama atual da Rede Cegonha, palestra sobre boas práticas na assistência obstétrica e neonatal, relato de experiência do Hospital Nossa Senhora da Conceição e reflexões sobre assistência ao parto. As enfermeiras Alessandra Bergamo e Carolina Silva, do HSC, ministraram a palestra Boas práticas da materno-infantil no Hospital Santa Cruz. Também participaram do evento as enfermeiras Miriam Moron e Lis Spat.

Rede Cegonha
É uma estratégia do Ministério da Saúde que visa implementar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis. Esta estratégia tem a finalidade de estruturar e organizar a atenção à saúde materno-infantil no País e será implantada, gradativamente, em todo o território nacional, iniciando sua implantação respeitando o critério epidemiológico, taxa de mortalidade infantil e razão mortalidade materna e densidade populacional