Capacitação aborda a leishmaniose visceral humana

Nesta sexta-feira, 15, serão realizadas palestras em locais e horários diferentes sobre Abordagem clínica e terapêutica: leishmaniose visceral humana (LVH), promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz do Sul em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES/13ª CRS) e o Núcleo de Vigilância Hospitalar do Hospital Santa Cruz. As atividades serão ministradas pela médica infectologista da Santa Casa de Porto Alegre, Marília Severo, pela enfermeira sanitarista da SES, Sandra Cristina Deboni, e pela veterinária da vigilância sanitária do município, Daniela Klafke.

O objetivo deste encontro é chamar a atenção para o grave problema de saúde pública que vem sendo registrado em Santa Cruz do Sul com a confirmação de Leishmaniose visceral canina, sendo considerada área de transmissão no Rio Grande do Sul. Também, preparar para o enfrentamento do agravo na área assistencial de saúde, para diagnóstico precoce e tratamento oportuno.

No estado, os primeiros casos autóctones da doença em cães e humanos ocorreram em 2008. Recentemente foram confirmados três casos autóctones de Leishmaniose visceral humana em Porto Alegre, com 100% de óbito. “A literatura reforça que, quando não tratados, podem evoluir para óbito em mais de 90% dos casos”, alerta a enfermeira da 13ª CRS, Beanir Lara. “As ações intersetoriais e multidisciplinares em parcerias públicas e privadas são imprescindíveis para prevenção e controle da doença”, afirma.

A palestra ocorrerá na parte da manhã e da tarde na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul e, na parte da noite, no auditório do curso de Medicina da Unisc, localizado junto à Unidade de Atendimento Ambulatorial do HSC. Serão abordados diversos assuntos sobre a temática, como a abordagem clínica e terapêutica LVH e vigilância epidemiológica em LVH: situação atual em Santa Cruz do Sul.