Hospital Santa Cruz realiza Gincana Interna de Humanização

O Grupo de Trabalho de HuIMG_8774manização (GTH) do Hospital Santa Cruz promoveu, durante o mês de agosto, uma Gincana Interna de Humanização na Instituição. O evento substituiu este ano a Semana Interna de Humanização e foi realizad0 de 7 de agosto a 1º de setembro. Os resultados da gincana foram divulgados nesta terça-feira, 4.

A competição teve como tema Ser gente é somar, com o intuito de buscar e estimular a cooperação institucional. Segundo a psicóloga organizacional e do trabalho do HSC e uma das organizadoras da gincana, Letícia Aline Back, o GTH entende que investir nestes espaços e nestas propostas de atividade, que envolve o funcionário com os programas institucionais e amplia sua convivência para além dos seus respectivos setores, qualifica as relações e os processos de trabalho, produzindo outros significados e, consequentemente, outros modos de produzir humanização, tanto entre os colegas quanto na relação com os pacientes e clientes.

“A maior expectativa era produzir o sentimento de integração, trabalho em equipe e pertencimento à instituição, que, em decorrência das muitas demandas que todos os profissionais do HSC possuem, podem ficar um pouco esquecidos”, avalia Letícia. “Além destes, o grupo tinha como propósito envolver ainda mais os trabalhadores nos programas institucionais, estimulando a participação, a interação e, em decorrência desse movimento, uma aproximação maior também com a comunidade”, complementa.

Em uma das atividades lançadas aos participantes foram arrecadados para o HSC 26 pacotes de fraldas adultas e 10 pacotes de fraldas infantis, além de sete shampoos, 11 escovas de dente, 18 pacotes de creme dental, quatro pentes de cabelo e 58 sabonetes. Além desta atividade, a gincana contou também com a arrecadação de óleo de cozinha, comercialização dos livros Lino e Laila, questões que resgataram a história centenária do HSC e a busca por novos participantes do Programa de Fidelidade Amigo HSC.

Resultado
Atualmente o GTH é composto por 20 integrantes de diferentes áreas profissionais e de turnos opostos de trabalho do HSC e adota a proposta de facilitadores, e não coordenadores. A edição da Gincana Interna de Humanização do HSC, trazendo o tema Ser gente é somar, contou com 135 participantes distribuídos em sete equipes: Taquicárdicos, Vírus do Bem, Porpurinas, Liga da Saúde, Equivalentes, Lino e os pequenos valentes e Multi Resistentes. Confira o resultado:

1º lugar, com 44.574 pontos, a equipe Vírus do BemIMG_8930.
2º lugar, com 16.748 pontos, a equipe Equivalentes.
3º lugar, com 13.544 pontos, a equipe Multi Resistentes.
4º lugar, com 9.507 pontos, a equipe Porpurinas.
5º lugar, com 4.195 pontos, a equipe Liga da Saúde.
6º lugar, com 1.900 pontos, a equipe Lino e os pequenos valentes.
7º lugar, com 150 pontos, a equipe Taquicárdicos.