“O CME é o coração do Hospital”

O Centro de Materiais EsterilizIMG_8592ados (CME) é a unidade que se destina a receber materiais plásticos e instrumentais do Hospital Santa Cruz para lavagem e esterilização. Apesar de ser um serviço discreto, o setor tem um papel fundamental para o Hospital.

“O CME é o coração do Hospital”, afirma a enfermeira do setor Veniria Cavalli. “É de suma importância que aqui tudo funcione bem, caso contrário não ocorrem cirurgias e as unidades não têm material para prestar atendimentos. Se algo der errado aqui, repercute lá na frente”, exemplifica.

Os materiais plásticos recebidos no CME passam pela lavagem, desinfecção química, secagem e embalagem. Já os instrumentais passam pela lavagem, secagem e esterilização. Todo o trabalho é feito por uma equipe de 14 funcionários, divididos em três turnos.

O CME é regulamentado pela Resolução – RDC nº 15, de 15 de março de 2012, que tem o objetivo de estabelecer os requisitos de boas práticas para o funcionamento dos serviços que realizam o processamento de produtos para a saúde visando à segurança do paciente e dos profissionais envolvidos. Além disso, o HSC está constantemente buscando e captando recursos para ampliação e melhorias do espaço físico do CME e também para a aquisição de novos equipamentos.