Hospitais filantrópicos solicitam apoio a projetos em Brasília

O diretor geral do Hospital Santa Cruz, Vilmar Thomé, esteve esta semana em Brasília para solicitar apoio ao projeto de lei que cria um programa de financiamento especial para instituições filantrópicas de saúde. Em encontro com a senadora gaúcha Ana Amélia Lemos (PP), Thomé e o vice-presidente do conselho consultivo da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB), Jader Pires, pediram também a ampliação do Incentivo de Adesão à Contratualização (IAC) dos Hospitais de Ensino e o aporte de recursos do Fundo Nacional de Saúde em Hospitais de Ensino, entre outras reivindicações.

Após o encontro, a senadora solicitou ao Ministério da Saúde audiência para encaminhar os projetos de interesse das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos. Segundo ela, as medidas terão grande impacto na rede pública de saúde. “Só no Rio Grande do Sul, as 250 Santas Casas e Hospitais Filantrópicos respondem por mais de 70% dos leitos SUS”.

Para Thomé, o apoio da senadora Ana Amélia Lemos e da Bancada Gaúcha são muito importantes para o andamento dos projetos apresentados. “Estes projetos, sendo aprovados, permitirão a continuidade das atividades dos Hospitais de Ensino e Filantrópicos”, complementa o diretor geral do HSC.