UTI Adulto busca atingir nível máximo de excelência

Seja pelo índice de mortalidade, que está abaixo da média nacional, ou seja pela taxa de resolutividade, que supera os 80%, a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Adulto do Hospital Santa Cruz (HSC) está na expectativa para atingir o nível 3 de excelência, que é o nível máximo que pode ser alcançado por uma UTI. Atualmente a casa de saúde é nível 2 neste setor e conta com 10 leitos na unidade.

Conforme o médico intensivista Rafael Botelho Foernges, coordenador médico da unidade desde 2014, atingir o nível de excelência para a UTI Adulto do HSC foi uma das metas estabelecidas no Plano de Gestão de Especialização em Medicina Intensiva, implementado por ele na casa de saúde em 2015. Para isso o Hospital contratou novos intensivistas visando atender à demanda com mais eficiência utilizando a mesma infraestrutura.

“Com a integração de três novos médicos intensivistas atingimos 100% de especialistas no atendimento de rotina e 50% no plantão, tornando o HSC apto a atingir o nível 3”, explica Foernges. O plano inclui ainda a ampliação do espaço físico voltado para a área de ensino, uma nova sala de espera e espaço interIMG_7285no para visitas e informações médicas (foto) e a modernização constante dos equipamentos.

“A implantação de serviço próprio de hemodiálise na unidade, por exemplo, deu mais agilidade e proporcionou terapias de última geração a pacientes que desenvolvem insuficiência renal aguda, patologia com prevalência de 25 a 40% em pacientes críticos”, destaca o médico intensivista. “A aquisição de um ecógrafo portátil passou a permitir a realização de procedimentos invasivos, diagnósticos de urgência e monitorização de pacientes dentro da própria UTI”, completa.

Outro aspecto fundamental do Plano de Gestão, aponta Foernges, foi a implementação de uma equipe multidisciplinar para abordagem dos pacientes, com a participação dos profissionais da Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Santa Cruz. “Nesse período buscamos de forma incansável o equilíbrio financeiro da unidade de tratamento intensivo, o que ainda não foi possível devido, principalmente, à baixa remuneração dos serviços prestados a pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde”, ressalta.

Para o futuro, segundo o médico, a meta é formar intensivistas dentro do Hospital por meio de um programa de residência médica em intensivismo. Além disso, há o projeto de individualização dos leitos, que permitirá a presença de um acompanhante junto ao paciente tornando o atendimento ainda mais humanizado”.
IMG_2094
Estrutura: Dos 10 leitos da UTI Adulto do Hospital Santa Cruz, oito são destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS) e dois para os demais convênios e particular. Dos oito leitos SUS, dois são reservados para a alta complexidade cardiovascular. Do total, dois leitos são isolados.

Coordenação Médica: Rafael Botelho Foernges é formado em Medicina pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, em 2007, com especializações em Clínica Médica, no HSC, e em Medicina Intensiva, na Santa Casa de Misericórdia, de Porto Alegre. Em 2014 atuou como plantonista da UTI Adulto do Hospital Moinhos de Vento, da capital, vindo no mesmo ano a assumir a coordenação médica da UTI Adulto do Hospital Santa Cruz.