HSC une grupos Aconchego e Bebê a Bordo em homenagem às mães

Mesmo não podendo estar junto aos seusIMG_7991 filhos, as mamães de bebês internados na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) do Hospital Santa Cruz puderam lembrar, dia 11 de maio, da passagem do dia das mães. Seis residentes e uma voluntária uniram os grupos Aconchego e Bebê a Bordo para realizar uma atividade para celebrar a passagem da data.

No primeiro momento, a técnica em estética e cosmética, Bárbara Alves, demonstrou alguns produtos de cuidado com a pele em uma mãe. A profissional explicou a importância de dedicar 15 minutos do dia-a-dia para limpar e hidratar o maior órgão do corpo humano, a pele.

Os residentes da Instituição Carlos Stavizki, Cassandra Alves, Carolina Stülp e Thais Zanela, dos cursos de Assistência Social, Educação Física e Fisioterapia, guiaram a segunda parte do encontro. Os acadêmicos estimularam as mamães a fazerem exercícios de relaxamento junto com seus bebês, quando os pequenos receberem alta do Hospital.

A última atividade do grupo foi de reflexão e contou com a ajuda das residentes do curso de Psicologia Paola Ribeiro Amaro da Silveira e Graziela Rodrigues. “Foi um momento de acolhimento dessas mães, de humanizar esse ambiente e também de oferecer suporte psicológico para elas”, ressaltou Graziela. A atividade contou também com o apoio da enfermeira Adriana Luiza Bulegon Pradebon.

Bebê a Bordo e Aconchego: São espaços de aIMG_8021poio para atender às diferentes demandas de pais e familiares das crianças internadas na UCI e na UTI Neopediátrica do HSC. São trabalhados os sentimentos envolvidos frente à hospitalização, auxiliando no cuidado à criança de forma acolhedora e humanizada, estreitando os vínculos da equipe profissional com as famílias.

As atividades contemplam diálogos sobre as rotinas das unidades, os aparelhos e os métodos utilizados no atendimento médico e de enfermagem e de conscientização sobre a importância do aleitamento materno, da presença dos pais junto às crianças e dos cuidados para com elas, garantindo os direitos da criança e viabilizando a qualidade de um atendimento humanizado. Os grupos buscam também oferecer suporte psicológico às famílias, no intuito de diminuir as ansiedades provocadas por uma situação inesperada.