Médico do corpo clínico do HSC ministra palestra sobre obesidade

No dia 13 de março foi rearafael2lizado, na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), o 2º Simpósio Multidisciplinar sobre Obesidade, com o tema Quando a obesidade se torna um problema de saúde? A palestra de abertura foi ministrada pelo professor e integrante do corpo clínico do Hospital Santa Cruz, Rafael Antoniazzi Abaid, cirurgião geral, pesquisador na área e coordenador da Liga Acadêmica de Cirurgia Geral do Curso de Medicina, que organizou o evento.

O tema do simpósio também foi abordado por profissionais das áreas de endocrinologia, psicologia, nutrição e cirurgia. O objetivo do evento foi reunir o público de diversas áreas que têm interesse no assunto e também a comunidade em geral, pois a obesidade é uma epidemia que vem crescendo a cada ano.

Segundo Abaid, atualmente mais da metade da população está acima do peso, ou seja, aproximadamente um a cada cinco brasileiros é obeso. Além disso, a obesidade está relacionada a doenças crônicas como diabetes, hipertensão, problemas cardiovasculares e câncer. As doenças crônicas respondem por 72% das mortes no país.