Hospital Santa Cruz promove campanha de prevenção da Tuberculose

Dia 24 de março é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose e o Hospital Santa Cruz está promovendo uma campanha interna de prevenção da doença. Na sexta-feira, nos turnos da manhã e da tarde, foi realizada uma conversa com colaboradores do Hospital no cartão ponto sobre os cuidados no atendimento a pacientes com tuberculose, coordenada pelas equipes da Comissão de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar (CCIH) e do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT). Um banner foi instalado e cartazes explicativos colocados nos murais internos da casa de saúde.

As ações seguem nesta semana com distribuição de folders informativos sobre a tuberculose nas recepções e nas salas de espera. Também haverá uma conversa de alunos da área da saúde com as equipes de atendimento nas unidades sobre as medidas de prevenção ocupacional.

A Tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada pelo bacilo de Koch, que ataca principalmente os pulmões, mas também outras partes do corpo como rins, olhos e ossos. Ela é transmitida pelo ar por meio da tosse, espirro e fala, devido ao contato com gotículas de saliva da pessoa doente. Às vezes a tuberculose é confundida com gripe por causa dos seus sintomas semelhantes e, por isso, a importância da pessoa ser examinada por um médico.

Os principais sintomas da tuberculose são tosse por mais de três semanas, falta de apetite, emagrecimento e cansaço fácil, suores noturnos e febre que geralmente ocorre no entardecer. Para prevenir é importante fazer a vacina BCG ao nascer, arejar e permitir a entrada do sol nos ambientes, além de evitar aglomerações em locais fechados. A Tuberculose tem cura, o tratamento é gratuito e dura seis meses. Prevenir é a melhor saída.