Residências Multiprofissional e Médica iniciam atividades

Um seminário de intIMG_6777egração realizado nos dias 1º e 2 de março deu início às atividades das novas turmas do Programa de Residência Médica e do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Santa Cruz. A abertura contou com a fala do diretor geral da Instituição, Vilmar Thomé, e com a apresentação da diretora de ensino, pesquisa e extensão da casa de saúde, professora Giana Sebastiany.

A diretora desejou as boas-vindas aos residentes e ressaltou a importância do trabalho em equipe na área da saúde. “Residência é ensino e serviço”, definiu ela. Para Thomé, o Hospital Santa Cruz é grande, qualificado e em movimento. “As residências simbolizam a crença da Apesc na educação, na formação qualificada dos profissionais e na qualificação dos professores, dos tutores e, consequentemente, do próprio Hospital”, disse o diretor geral.

A mesa de honra também foi composta pelo coordenador do Programa de Residência Médica, Leandro Luis Assmann, e pela subcoordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, Ana Paula Helfer Schneider. “A qualidade tem se mantido ao longo destes anos de atuação da Coreme (Comissão de Residência Médica), e nosso desafio é manter esse trabalho”, avaliou Assmann. Segundo Ana Paula, integrar as oito áreas da saúde que compõem a Residência Multiprofissional é um desafio muito grande. “No final todos saem ganhando, residentes e equipes”, concluiu a professora.

A programação teve início com a apresentação de fluxos e rotinas do Hospital, com o enfermeiro Anderson Barreto de Moraes. Em seguida os novos residentes receberam informações sobre o Núcleo Interno de Gerenciamento de Risco do Paciente (Nigersp), encerrando a manhã com a apresentação dos setores e dos responsáveis, com a enfermeira Caroline Martins.

Na parte da tarde, o subcoordenador do Programa de Residência Médica, Marcelo Carneiro, apresentou a Comissão de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar (CCIH) do Hospital. Em seguida foi a vez da técnica em segurança Silvana Gomes Dick e do engenheiro ambiental Fabrício Weiss falarem sobre o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT). Informações sobre recursos humanos também foram abordadas pela funcionária Alessandra Schwingel.

Uma reunião com os tutores, preceptores e residentes R2 encerrou as atividades do dia. Os residentes voltaram a se reunir na tarde do dia 2 de março para a apresentação dos setores de Auditoria e Faturamento e de Desenvolvimento Organizacional.

Ao todo foram 135 inscritos no Programa de Residência Multiprofissional em saúde, um aumento de 13% em relação ao processo anterior. A prova para a Residência Médica do HSC também apresentou um aumento de 16% no número de inscritos, chegando a 154 no último processo. “Isso comprova o sucesso alcançado pelas duas modalidades de residências, resultado do esforço e trabalho em conjunto de todos os envolvidos”, elogiou a diretora de ensino, pesquisa e extensão, Giana Sebastiany.

Coreme define coordenadores e preceptores
A eleição para coordenador e vice-coordenador da Comissão de Residência Médica (Coreme) foi realizada no dia 21 de fevereiro, com a definição dos médicos e professores Leandro Luis Assmann e Marcelo Carneiro para os cargos, respectivamente. Já os preceptores eleitos foram os seguintes:

CLÍNICA MÉDICA
Supervisor – Marcelo Carneiro
Vice – Cynthia Caetano

GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA
Supervisor – Leandro Luis Assmann
Vice – Adriana Cristina Funk

PEDIATRIA
Supervisora – Fátima Cleonice Souza

CIRURGIA GERAL
Supervisora – Dóris Medianeira Lazzarotto Swarowsky

MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE
Supervisora – Izadora Joseane Borrajo Moreira
Vice – Luciano Nunes Duro