Adoção é tema de capacitação com equipes da área materno infantil

O Serviço Integrado de Atendimento Psicossocial (SIAP) e as residentes de Psicologia e Serviço Social do Hospital Santa Cruz realizaram, durante o mês de dezembro, capacitações com técnicos de enfermagem e enfermeiros da Maternidade e da Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) da Instituição. O objetivo foi de aprimorar os processos de adoção e acolhimento institucional de crianças atendidas na casa de saúde.

O foco das ações foi desmistificar os processos e apresentar os fluxos de atendimentos de ambos os casos às equipes, pensando na prevenção de riscos sociais envolvendo o público infanto juvenil, cujos direitos à proteção e à vida estejam ameaçados. Também, esclarecer que a entrega do filho para a adoção é um direito assegurado às mães e gestantes, visando ao princípio fundamental da adoção – Art. 43 do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA).

Os processos vigentes possuem interface com a Promotoria e Juizado da Infância e Juventude das comarcas que atendem à cidade de origem da criança e/ou gestante. As capacitações terão continuidade no ano de 2017, atingindo ainda o Centro Obstétrico e as equipes noturnas da área materno infantil.