Hospital Santa Cruz realiza capacitação sobre OPME

O Hospital Santa Cruz reaimg_6685lizou, nos dias 20 e 22 de dezembro, um projeto piloto de capacitação sobre OPME, que é a sigla utilizada por empresas e profissionais de saúde do Brasil para referenciar as Órteses, Próteses e Materiais Especiais. O objetivo foi prestar esclarecimentos e atualização sobre OPME a todos os envolvidos com os mesmos em seu dia-a-dia, direta ou indiretamente, visando agilizar fluxos, otimizar tempo e reduzir eventuais perdas.

As OPMEs são insumos utilizados em uma intervenção médica ou odontológica, diagnóstica ou terapêutica. Não há uma definição específica ou objetiva para as classificações das OPMEs, sendo este nome muitas vezes utilizado para indicar dispositivos ou materiais, de alto valor, utilizados em procedimentos médicos.

Na manhã do dia 20 a atividade foi desenvolvida por um fornecedor de material traumatológico e, na tarde do dia 22, por um fornecedor de materiais para cirurgias cardíaca e hemodinâmica. A duração de cada capacitação foi de 1h30min, sendo uma hora para apresentação e 30 minutos para discussão e dúvidas.