Hospital Santa Cruz é representado em evento sobre controle de infecção

Entre os dias 9 e 12 de novembro foram realizados, em Belo Horizonte, o 15º Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar e o 1º Simpósio Internacional da Associação Panamericana de Infectologia em Infecções Associadas à Atenção à Saúde. O Hospital Santa Cruz foi representado na ocasião pelo médico Marcelo Carneiro e pela enfermeira Eliane Krummenauer, ambos integrantes da Comissão de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar da Instituição, contribuindo como palestrantes em três salas do evento que reuniu 150 palestrantes nacionais e internacionais.

O tema central do evento foi Segurança do Paciente: o que mudou na prática e no comportamento dos profissionais de saúde e as perspectivas após a publicação da Portaria 529 de 2013. A maior ênfase foi no envolvimento do paciente pela sua própria segurança, a proposição de indicadores nos diversos protocolos de segurança do paciente, o impacto nas ações previstas para o controle de infecção e o Núcleo de Segurança do Paciente, Gerência de Risco e de Qualidade.

Na oportunidade também foi lançado o livro Segurança do Paciente: como garantir qualidade nos serviços de saúde, do enfermeiro Guilherme Augusto Armond (na foto da chamada com alguns profissionais colaboradores da obra). Além disso, foi realizada a eleição da nova diretoria da Associação Brasileira de Controle de Infecção – ABIH (gestão 2017-2018), que empossou um novo grupo de trabalho permanecendo como presidente para o próximo biênio o médico Marcelo Carneiro. O próximo Congresso Brasileiro foi marcado para a cidade de Porto Alegre, em 2018.