Criança faz desenhos em homenagem aos profissionais da Pediatria

Um acidente de carro eIMG_5696 dois meses de internação não foram motivos para diminuir a determinação e a alegria de Vitor Gabriel de Oliveira, de 8 anos. Pelo contrário, o tempo e o convívio com os demais pacientes e profissionais da Pediatria do Hospital Santa Cruz serviram para estimular ainda mais a criatividade do garoto, que encontrou nos desenhos e homenagens uma forma de superar a angústia.

Assim, dia após dia, folhas de desenhos e lápis de colorir passaram a ser parceiros inseparáveis de Vitor. Nas gravuras, expostas nas paredes e janelas da unidade, homenagens individuais aos médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e aos profissionais da copa e da limpeza que tornaram-se seus amigos ao longo do período de internação. “Gosto de todos eles, sempre me atenderam bem, com carinho”, conta o menino.

E Vitor não esqueceu dos diversos colegas de quarto que teve ao longo destes dois meses. No mês de junho, ele foi o responsável pela decoração junina da Pediatria, com bandeiras e fitas produzidas a mão com páginas de jornais e revistas. “Queria dar alegria a eles enquanto ficam aqui”, explica.

O pai, Alexandre Cesar de Oliveira, salienta que Vitor sempre gostou de desenhar, mas que foi a partir do período de internação no Hospital que ele passou a praticar mais. “No início, nos primeiros dias de recuperação, ele começou a desenhar para passar o tempo, mas depois não parou mais”, conta.

A enfermeira da Pediatria Monica Franceschet da Rosa lembra que os profissionais do setor já ganharam desenhos e fotos das crianças internadas em outras oportunidades, mas nunca uma homenagem desse tipo. “A equipe ficou muito surpresa, todos adoraram, pois é um gesto feito com dedicação e carinho, especialmente quando feito por uma criança, que são seres completos de sinceridade”, afirma. “São esses pequenos gestos que nos fazem retornar todos os dias, pois demonstram o quanto é importante nosso trabalho”, elogia a enfermeira.

Vitor teve alta médica no dia 29 de junho e já voltou para sua casa, em Alto Paredão, interior de Santa Cruz do Sul. Lá poderá retomar sua rotina de estudante da terceira série do ensino fundamental e, quem sabe, dedicar-se cada vez mais à sua nova paixão: o desenho.