HSC realiza entrega de certificados do Curso de Instrumentação Cirúrgica

O Hospital Santa Cruz realiIMG_5388zou na tarde desta terça-feira, dia 7 de junho, a entrega de certificados aos participantes do curso de Instrumentação Cirúrgica promovido pelo Serviço de Educação Permanente da Instituição nos meses de outubro e novembro de 2015. O curso foi oferecido de forma gratuita para técnicos de enfermagem cadastrados junto ao Conselho Regional de Enfermagem (Coren) e que tivessem seis meses de experiência em centro cirúrgico. A turma foi composta por 30 profissionais de diversas instituições de saúde da região e as aulas foram realizadas nas dependências do Hospital.

O objetivo do curso foi proporcionar subsídios teóricos e práticos aos profissionais técnicos de enfermagem que queriam atuar nesta área em serviços de saúde. A carga horária foi de 160 horas, distribuídas em 60 horas teóricas e 100 horas de estágio prático. Os encontros ocorreram sempre aos sábados, das 8h às 12h e das 13h às 18h.

Os temas abordados foram revisão anatômica, controle de infecção, processamento de materiais, noções de anestesiologia, recuperação pós-anestésico, degermação campo operatório, paramentação, montagem mesa, tempo cirúrgico, escovação cirúrgica, eletrocautério, ética e postura profissional, segurança do trabalhador, fios cirúrgicos, suturas, segurança do paciente, atribuições e deveres do instrumentador, relação equipe, especialidades cirúrgicas e órtese, prótese ou material especial.

A entrega dos certificados contou com o agradecimento da direção do Hospital, representada pela gerente de enfermagem Fernanda Gallisa e pelo diretor administrativo Egardo Kuentzer. Na ocasião, a atual coordenadora do Serviço de Educação Permanente do HSC, enfermeira Fernanda Salvi, também prestou um depoimento encerrando a solenidade.