Hospital Santa Cruz sedia roda de conversa sobre residências

Foi realizIMG_5229ada no dia 2 de junho, no Hospital Santa Cruz, uma roda de conversa sobre as residências multiprofissional e médica da Instituição. A atividade faz parte da Semana Integrada em Saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e ocorreu no auditório do Curso de Medicina, localizado junto à área acadêmica da casa de saúde.

O evento teve como tema Residências Multiprofissional e Médica do HSC: Formas de acesso, vivências e desafio. A roda de conversa é uma prática com comunicação dinâmica entre estudantes, docentes, facilitadores e profissionais que oportuniza expressar opiniões, conceitos e vivências sobre o tema proposto, bem como refletir sobre o mesmo, configurando um espaço de formação e de troca de experiências.

A abertura do evento contou com a presença da diretora de ensino, pesquisa e extensão do Hospital, professora Giana Sebastiany, que falou sobre a importância dos programas de residência para o HSC. O tema deste ano contemplou ainda as formas de acesso a Programas de Residência Médica, abordadas pela professora Clauceane Venzke Zell, vice-coordenadora da Comissão de Residência Médica do Hospital e coordenadora do Programa de Medicina de Família e Comunidade, e as vivências e desafios na implantação do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, com as professoras Dulciane Paiva e Ana Paula Helfer Scheineder, coordenadora da Coremu e do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde (PRMS) e vice-coordenadora do PRMS, respectivamente.

Na sequência, a psicóloga clínica do HSC e representante dos preceptores da área de Psicologia, Aline Badch Rosa, tratou sobre a importância do PRMS no desenvolvimento das ações em saúde. A mesa redonda também contou com a participação dos residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde que abordaram suas experiências em suas áreas de atuação (HSC, Rede Básica e Samu), seu desenvolvimento científico e perspectivas. “A roda de conversa atingiu um bom número de inscritos, o que demonstrou o grande interesse no tema frente à comunidade discente e de funcionários do Hospital Santa Cruz”, avaliou a coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde, professora Dulciane Paiva.