Ligas acadêmicas de cardiologia reúnem-se em Santa Cruz do Sul

No sábado, dia 2 de abrCardio1il, ocorreu em Santa Cruz do Sul o 1º Encontro das Ligas Acadêmicas de Cardiologia: Emergências Cardiológicas. O evento, realizado no bloco 18 do campus sede da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), reuniu representantes das ligas de Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre e Santa Maria.

O encontro teve atividades durante os turnos da manhã e da tarde. Na abertura, as doutoras Priscila Raupp, da PUC-RS, e Ana Mendelski, do Instituto de Cardiologia de Porto Alegre, falaram sobre edema agudo de pulmão e choque cardiogênico. Ainda pela manhã, o doutor Fabio Eduardo Camazzola, da UCS, fez uma abordagem sobre as emergências hipertensivas.

À tarde, foram realizadas duas mesas redondas. A primeira tratou sobre o manejo de arritmias na emergência, tendo como convidados os doutores José Reolon Basileu (arritmias ventriculares), da UPF, e Diego Chemello (arritmias supraventriculares), da UFSM. O debate foi comandado pelo professor do curso de Medicina da Unisc, Basem Hamid.

Fechando o evento, o professor Abdalla Hamid, também da Unisc, coordenou uma mesa redonda que abordou a dor torácica na emergência. Participaram os doutores Carlos Eurico e Francisco Lamachia, de Santa Cruz do Sul, e Guilherme Telo, de Porto Alegre.