Hospital Santa Cruz sedia 10º Encontro de Enfermagem

Será realizado nesta quinta-feira, 19, no Hospital Santa Cruz, o 10º Encontro de Enfermagem, 5º Simpósio de Captação de Órgãos e 3º Simpósio de Segurança do Paciente. As palestras ocorrerão no auditório do Curso de Medicina, na unidade acadêmica do hospital.

As atividades terão início às 14h, com o credenciamento, seguido da palestra O papel do enfermeiro no processo de doação de órgãos, às 14h50min, com o enfermeiro do Hospital São Lucas da PUC/RS, Dagoberto Rocha. Às 16h, o médico intensivista do HSC, Rafael Foernges, irá abordar o tema O posicionamento da equipe perante a decisão familiar no processo de abordagem. Às 16h40min, a psicóloga clínica da Instituição, Aline Badch, falará sobre Postura ética frente à morte encefálica e a possibilidade da doação de órgãos.

Os eventos terão continuidade na parte da noite, a partir das 19h20min, com a palestra Estratégias em segurança do paciente: o que há de novo?, ministrada pela enfermeira do Hospital Universitário de Santa Maria, Caroline Zottele. Às 19h50min serão apresentadas experiências desenvolvidas em segurança do paciente em instituições hospitalares do interior do Rio Grande do Sul, com as enfermeiras Lisane Giselda Emmel, do Hospital São Sebastião Mártir, de Venâncio Aires, e Elisiane Maciel da Rosa, do Hospital de Caridade e Beneficência, de Cachoeira do Sul.

As atividades se encerram com a palestra O controle de infecção na promoção da segurança do paciente: evidências e atualidades para a assistência, com a enfermeira do Núcleo de Controle de Infecção e Epidemiologia do HSC, Eliane Krummenauer. Os certificados serão disponibilizados durante o evento.