HSC é representado em congresso de psicologia hospitalar em São Paulo

A psicóloga clínica do Hospital Santa Cruz, Aline Badch Rosa, e as psicólogas residentes do Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde da Instituição, Caroline Lau Koch, Francine Delavald Bottoni e Vanessa Monigueli Giehl, participaram, de 10 a 12 de setembro, do 10º Congresso Brasileiro da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar, realizado em São Paulo/SP. O evento teve como tema O tempo da vida e a vida do nosso tempo: repercussões na Psicologia Hospitalar e contou com palestrantes nacionais e internacionais.

As profissionais do HSC expuseram dois trabalhos na modalidade pôster, denominados Auxiliando no desenvolvimento de pequenos heróis: relato de experiência da atuação do psicólogo na UTI Neopediátrica e Unidade de Cuidados Intermediários e Desvelando significados sobre o conceito de má notícia. Apresentaram, ainda, um trabalho na modalidade oral, denominado Movimentando a prática: caderno de registros como ferramenta à educação permanente em saúde.

No evento elas também tiveram a oportunidade de conveBellkiss Wilma Romano_Congresso SPrsar com a psicóloga Bellkiss Wilma Romano (foto), diretora desde 1974 do Serviço de Psicologia do Instituto do Coração (Incor), doutora pela PUC/SP e livre docente em Psicologia Clínica pela USP. Bellkiss é uma das pioneiras da psicologia hospitalar no Brasil e, com cerca de 30 anos de atividades na área, implantou o primeiro curso sobre o assunto do país, na graduação da PUC/SP. Também redigiu a primeira tese de doutoramento e livre docência sobre o tema.