HSC realiza capacitações para equipes assistenciais da noite

O Hospital San20150716_235323 - atribuiçõesta Cruz realizou, entre os meses de julho e agosto, o 1º Encontro Interno de Enfermagem Noturna, promovido pela coordenação de enfermagem noturna em parceria com o Serviço de Educação Permanente e a gerência assistencial da Instituição. O evento incluiu diversos momentos de capacitações para os enfermeiros e técnicos de enfermagem do turno da noite, com o tema Desenvolvendo e aprimorando conhecimentos nas atividades internas da noite.

O objetivo das atividades foi de promover, desenvolver e obter melhores conhecimentos entre os gestores, buscando assim uma melhor integração e comunicação na tentativa de despertar a motivação dos grupos e aprimorar atividades ligadas ao gerenciamento de enfermagem para qualificar e otimizar o atendimento assistencial. Os encontros foram quinzenais, nos horários de trabalho, onde os enfermeiros gestores noturnos apresentavam e discutiam assuntos como feedback, atribuições da equipe de enfermagem e indicadores de gestão.

No encerramento do evento foi desenvolvido uma atividade lúdica de integração e trabalho em equipe. Em breve outros projetos serão desenvolvidos com o objetivo de qualificar ainda mais a equipe de enfermagem noturna.

Planejamento Estratégico
Na primeira quinzena de julho também foi realizada a segunda reunião/capacitação aos técnicos de enfermagem noturnos. Os grupos foram organizados em diferentes datas e horários, reunindo um grande número de participação das equipes.

Na ocasião os colaboradores foram capacitados com o tema Morte: preparação aos profissionais de enfermagem como parte da assistência, ministrado pela psicóloga clínica do HSC, Aline Badch Rosa. Os encontros foram proporcionados pelos enfermeiros gestores da noite, por meio da atividade de planejamento estratégico que tem como objetivo proporcionar momentos de capacitação diretamente voltadas ao trabalhador.

A realização contou com o apoio do Serviço de Educação Permanente, da gerência de enfermagem e da coordenação de enfermagem noturna.