HSC sedia curso e missão de pesquisa na área de fisioterapia

A empresa de FisiotIMG_2932erapia Hospitalar CCGS está realizando esta semana, no Hospital Santa Cruz, uma missão de pesquisa e um curso de atualização sobre fisioterapia no pré e pós operatório de cirurgia cardíaca, ministrados pela professora Renata Trimer, da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), São Paulo. A missão integra o projeto Efeitos da reabilitação pulmonar sobre a capacidade cardiorrespiratória e funcional dos portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica, no município de Santa Cruz do Sul – RS, do Programa de Reabilitação Cardiorrespiratória desenvolvido na Instituição.

A programação segue desde esta segunda-feira, dia 6, até sexta-feira, 10, com a participação de todos os bolsistas de iniciação científica e professores do Grupo de Pesquisa Reabilitação em Saúde e suas Interfaces, do curso de Fisioterapia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). A professora Renata Trimer possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Metodista de Piracicaba e especialização em Terapia Intensiva pelo HC-FMUSP, além de mestrado em Clínica Médica pela Universidade de São Paulo e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia pela USFCar na área de fisioterapia cardiopulmonar.

Ela também realizou estágio de doutorado sanduíche no laboratório de bioengenharia do Politecnico di Milano, na Itália, e atualmente desenvolve pós-doutorado na UFSCar, sob a supervisão da professora doutora Audrey Borghi e Silva. Possui experiência profissional na área de Fisioterapia Hospitalar, Terapia Intensiva, Reabilitação Pulmonar e Cardiovascular e Distúrbios Respiratórios do Sono, além de experiência docente em cursos de graduação e de pós-graduação na área de fisioterapia cardiopulmonar, terapia intensiva e cardiologia.