Ação no HSC marca a Semana Mundial de Aleitamento Materno

Na manhã desta quIMG_3083inta-feira, dia 6, um grupo de púerperas internadas no Hospital Santa Cruz e seus recém-nascidos estiveram reunidos no saguão de entrada da Instituição para uma ação simbólica de amamentação dos seus bebês. A ação integrou as atividades promovidas pelo Hospital alusivas à Semana Mundial de Aleitamento Materno, que ocorre de 1º a 8 de agosto. Na ocasião foram distribuídos folhetos informativos e prestados esclarecimentos e orientações sobre a importância da amamentação.

Além do trabalho permanente que a Instituição já realiza junto às gestantes por meio do Serviço de Incentivo ao Aleitamento Materno (Siama), estão sendo desenvolvidas ao longo desta semana diferentes ações que alertam a comunidade sobre a importância do tema. Desde segunda-feira também estão sendo postadas, no perfil do hospital na rede social facebook (www.facebook.com/hospitalstacruz), informações e dicas sobre o aleitamento materno, além da realização de mini palestras.

O Siama do HSC busca conscientizar, orientar e estimular as gestantes sobre a importância e os inúmeros benefícios do aleitamento materno para as crianças. Para tanto, são atendidas gestantes, parturientes e puérperas internadas na casa de saúde, além de pacientes que já tiveram alta mas que permaneceram junto ao filho no alojamento materno.

Estabelecida desde 1992, a Semana Mundial de Aleitamento Materno conta com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). O objetivo é facilitar e fortalecer a mobilização social para a importância da amamentação. A ação envolve mais de 120 países, considerando-se as iniciativas e esforços globais relacionados com o tema.