Enfermeiras do HSC visitam Hospital Sofia Feldman em Belo Horizonte

Doze profissionais do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina – entre médicos pediatras, obstetras e enfermeiras – visitaram em novembro o Hospital Sofia Feldman, em Belo Horizonte/MG, onde participaram do Projeto de Apoio às Boas Práticas em Neonatologia para populações vulneráveis e estratégicas, desenvolvido pelo Ministério da Saúde por meio do Programa Rede Cegonha. O Hospital Santa Cruz (HSC) foi representado pelas enfermeiras Lis Spat e Fernanda Gallisa.

Do Rio Grande do Sul também esteve representado o Hospital Geral – Fundação Universidade de Caxias do Sul. De Santa Catarina participaram o Hospital Santo Antônio, de Blumenau, e Hospital Hélio Anjos Ortiz, de Curitibanos. O evento teve início com a apresentação dos visitantes e levantamento das demandas, seguido por uma palestra sobre Rede SUS Perinatal em Belo Horizonte e o lugar do Hospital Sofia Feldman nesta Rede.

Na sequência o grupo visitou as instalações do Hospital, vivenciando a passagem de plantão multiprofissional e a prática nas unidades neonatais. A programação incluiu boas práticas de atenção em neonatologia e roda de conversa sobre Gestão participativa no Hospital Sofia Feldman/Linha de Cuidado Perinatal e Gestão dos leitos na Neonatologia; uso do banco de dados e as implicações para monitoramento das boas práticas.

Segundo a enfermeira Lis Spat, que coordena a área materno-infantil do HSC, o objetivo da visita foi conhecer o funcionamento do Sofia. “Queremos entrar na Rede Cegonha e nos tornar Hospital Amigo da Criança”, justifica. O HSC conta atualmente com oito leitos de Neonatologia e dois pediátricos, está para contratualizar com o Ministério da Saúde e pretende implantar a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera.