Especialista em segurança do paciente ministra atividade no HSC

No dia 24 dIMG_1544e novembro o Hospital Santa Cruz recebeu a visita do médico cirurgião Artur Seabra, do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre, que realiza palestras e treinamentos sobre Cirurgia Segura. No HSC ele ministrou uma aula prática para residentes e doutorandos durante uma cirurgia de hérnia inguinal, por vídeo, a convite da cirurgiã Dóris Lazaroto, médica do Corpo Clínico da Instituição e professora do curso de Medicina da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

Na atividade foram adotados procedimentos de verificação de cirurgia segura conforme protocolo adotado mundialmente desde 2007. Com a adoção deste sistema observou-se uma redução de 30% de adventos adversos neste período, segundo Seabra. “A segurança é um dos critérios básicos para alcançar a qualidade da atenção ao paciente e deve ser uma filosofia dentro dos hospitais e clínicas, percorrendo todas as práticas e etapas do serviço”, destacou o cirurgião.

Estes procedimentos de verificação, que já são aplicados e constantemente avaliados no HSC, envolvem não somente a indicação correta de um procedimento cirúrgico e a indicação de fazê-lo ou não. “Incluem também a terapia adequada no momento certo e avaliam o risco de infecção e outros riscos como o do paciente cair do leito ou receber um medicamento inadequado”, explica a cirurgiã Dóris Lazaroto. “Passa ainda pelos serviços de limpeza e manutenção de hospitais e clínicas, pela higienização das roupas usadas. Tudo deve ser observado por todos os funcionários, administrativos e assistenciais, e demais stakeholders”, reforça.

No Brasil, a Anvisa, junto com o Ministério da Saúde e Organização Pan-Americana de Saúde, vem desenvolvendo ações e rotinas voltadas a Segurança do Paciente no que se refere a higienização das mãos, segurança do sangue e hemoderivados nas transfusões, administração segura de injetáveis, segurança da água usada em estabelecimentos de saúde e a segurança em procedimentos cirúrgicos. Saneamento e gerenciamento de resíduos também estão sendo contemplados.

“O objetivo é tornar cada vez mais a cirurgia segura uma realidade nas instituições de saúde, vencendo os desafios relacionados à estrutura física, equipamentos, prevenção de infecções e a capacitação dos profissionais”, afirma Dóris. “Estes procedimentos parecem simples e óbvios, mas são cruciais para a assistência de qualidade e a preservação da vida”, complementa.