Prevenção de infecção é tema de atividade voltada à equipe da UTI

O Hospital Santa Cruz, por meio da ComisIMG_0465são de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar (CCIH), promoveu um desafio junto à equipe da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Adulto com o objetivo de incentivar ainda mais a adesão às práticas de prevenção de infecção. Os resultados desta ação foram divulgados no último mês durante uma ação de confraternização que incluiu um feedback ao grupo e entrega de premiação à profissional que obteve maior pontuação de acordo com o check list de avaliação de adesão aos protocolos.

O desafio consiste na avaliação sistemática dos protocolos de prevenção de pneumonia, de infecção de trato urinário e de infecção de corrente circulatória e está ocorrendo em duas etapas, nos períodos de março a maio e de junho a setembro de 2014. A primeira etapa, já concluída, premiou a técnica de enfermagem Caren Fernanda Freitas com uma cesta de produtos.

A ação integra o projeto Equipes em Ação: Vigilância de “Bundles” de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde na UTIA, desenvolvido pela CCIH do Hospital. Esse controle constitui um dos parâmetros para garantir a qualidade do cuidado prestado, diminuir custos dos atendimentos à saúde, morbi-mortalidade e tempo de hospitalização. O objetivo, segundo a enfermeira Eliane Carlosso Krummenauer, é prevenir e reduzir a incidência de eventos adversos relacionados à assistência à saúde.

“Precisamos continuamente monitorar e adequar os nossos processos de trabalho”, reforça. “Isso ressalta a necessidade de educação permanente alinhada ao comprometimento das equipes assistenciais”, complementa Eliane. Conforme a enfermeira, as ações de vigilância ajudam a identificar, implementar e avaliar as estratégias que assegurem adesão às práticas baseadas em evidências científicas, fortalecendo a educação continuada e aumentando ainda mais a segurança do paciente.

“O resultado parcial desta primeira etapa mostrou que houve aumento da taxa de adesão dos protocolos e diminuição de IRAS”, destaca Eliane. “A participação ativa das equipes interdisciplinares é fundamental para o desenvolvimento de processos com foco na excelência”, conclui.