Projeto utiliza redes para simular conforto do útero materno

O ambiente uterino é o ideal para o crescimen02to e desenvolvimento fetal, pois possui características distintas, como temperatura agradável e constante, maciez, aconchego, sons extra-uterinos filtrados e diminuídos. Em contrapartida, o ambiente de uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal propicia uma experiência ao recém-nascido bastante diferente desta vivenciada dentro do útero materno.

Por esta razão, o Hospital Santa Cruz está implementando um projeto chamado A hora do conforto, que tem como objetivo oferecer maior comodidade, descanso e tranquilidade às crianças internadas na UTI Neonatal e na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI). Para isso são utilizados mecanismos como o silêncio e as redes neonatais instaladas nas incubadoras, visando tornar o ambiente o mais similar possível ao útero materno.

A iniciativa conta com dois horários de silêncio dentro da unidade de terapia intensiva neonatal e pediátrica e na UCI. Em cada horário, o silêncio deve ser obedecido pela equipe por cerca de uma hora. Neste período os bebês não podem ser manipulados, salvo em situações estritamente necessárias. As luzes são desligadas, mantendo apenas as luzes de cabeceira dos leitos. As portas dos leitos são fechadas e o telefone somente deverá ser acionado em casos de intercorrências.

“Junto ao silêncio, as redes neonatais simulam o útero materno oferecendo conforto, calmaria, estímulo sensório-motor, recuperação rápida e reeducação dos gastos de energia calórica favorecendo o ganho de peso”, explica a enfermeira coordenadora da área materno-infantil do HSC, Lis Regina Spat . Segundo ela, o uso das redes também atende a critérios relacionados ao quadro clínico do bebê. Os dois momentos ocorrem diariamente das 4h às 5h e das 18h às 19h.