Psicóloga clínica do HSC participa de simpósio em Porto Alegre

A psicóloga clínica do Hospital Santa Cruz, Aline Badch Rosa, reSimposio3presentou a Instituição no 1º Simpósio Internacional de Espiritualidade na Prática Clínica, realizado nos dias 11 e 12 de abril em Porto Alegre. O evento foi promovido pela Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul (APRS), por meio do Núcleo de Psiquiatria e Espiritualidade (Nupe), e contou com a presença de pesquisadores da área reconhecidos no Brasil e no exterior.

De acordo com a psicóloga clínica do HSC, o evento apresentou pesquisas recentes que mostram que a qualidade de vida está ligada à espiritualidade e que pessoas que cultivam esse modo de percepção vivem mais, são menos propícios a doenças e têm mais facilidade e rapidez na cura. “Atualmente percebe-se uma aproximação entre a espiritualidade e a ciência, que antes eram temas sem relação alguma”, acrescentou Aline.

Essa fusão dos dois assuntos, segundo ela, demonstra uma visão mais profunda da realidade, mudando o ponto de vista de muitos cientistas que antes se mostravam céticos sobre questões relacionadas à espiritualidade. Aline afirma que os profissionais da área da saúde, inclusive da Psicologia, que há mais tempo dedicam-se a estudos sobre espiritualidade, estão conscientes sobre as diferentes formas que as pessoas reagem diante de situações de crise, sendo a espiritualidade um fator diferencial positivo nessa forma de reação.

“Como a saúde é um conceito que vem se ampliando cada vez mais, a própria Organização Mundial de Saúde a reconhece como um completo bem-estar, tanto físico quanto mental e espiritual”, complementa. Pesquisas desenvolvidas na área da física quântica mostram que houve uma aproximação entre a espiritualidade e a ciência que, antes, eram temas sem relação alguma. Conforme pesquisadores, essa fusão dos dois assuntos, demonstrando uma visão mais profunda da realidade, estão mudando o ponto de vista de muitos cientistas que antes se mostravam céticos sobre questões relacionadas à espiritualidade.